Nenhum resultado encontrado

    Como manipular?: Estratégias para Influenciar e Conquistar

     


     Livro indicado, As 48 leis do poder por Robert Greene 






    Olá, Caro Leitor,

    Se você teve a oportunidade de ler nosso último artigo, intitulado "Percepção Aumentada", já deve ter aprendido a estar sempre um passo à frente dos demais e a identificar detalhes que normalmente passariam despercebidos. Agora, chegou o momento de aprofundar seus conhecimentos e aprender a influenciar os outros e tirar proveito das situações.

    O tema do nosso conteúdo de hoje é: "Como Manipular".

    Espero que aproveite a leitura e que este material seja de grande utilidade para você.

     

    Não Tente Manipular

    O primeiro passo é ter em mente que você não deve tentar convencer a pessoa diretamente. Em vez disso, faça-a acreditar que a decisão que você deseja que ela tome é, na verdade, a melhor saída. A maneira mais eficaz de manipular alguém é não parecer que está tentando manipulá-la. Em vez disso, insinue e faça observações sutis que levem a pessoa a tomar suas próprias decisões — decisões estas que, na verdade, foram influenciadas por você.

    Se você tentar manipular alguém que já compreende o conceito de percepção aumentada ou que seja bastante atento, poderá acabar em uma situação difícil. Portanto, tome este subtítulo como uma regra: nunca tente manipular alguém, simplesmente manipule. E lembre-se, não compartilhe com outra pessoa que você está manipulando alguém, a menos que ela faça parte do seu plano estratégico. Seus amigos fazem parte do todo.

    Lembre-se: não conte aos seus amigos aquilo que você não gostaria que seus inimigos soubessem!

     

    Uma Jogada de Mestre

    Um exemplo de estratégia, utilizando dois conhecidos para alcançar um objetivo crucial, funciona mais ou menos assim:

    Suponha que você deseja que sua namorada fique em casa hoje, mas ela quer sair. Você poderia dizer a ela: “Amor, acho que hoje você poderia sair... você não disse que queria ver suas amigas? Então...” Em seguida, você conta para uma amiga dela: “Estou tentando manipular a ‘Nome_da_namorada’ para que ela saia hoje, pois vou receber algumas visitas...” Peça gentilmente para ela não contar isso à sua namorada.

    Enquanto isso, simule alguns telefonemas e deixe que as duas conversem por um tempo. Depois, retorne e continue dizendo, agora na presença das duas, que seria ótimo se elas saíssem juntas, e que você ficaria em casa sozinho.

    Contudo, sua “amiga”, sem sombra de dúvidas, já mencionou algo à sua namorada (certifique-se de que ela contará, avaliando o grau de proximidade entre elas). Essa “amiga”, sendo mais próxima da sua namorada, dirá algo do tipo: “Eu vou te contar, mas não diga que fui eu quem falou, inventa uma desculpa para ficar em casa...”. Viu como foi simples? Você utilizou a natureza humana a seu favor para alcançar seu objetivo.

    Talvez você pudesse simplesmente pedir para sua namorada ficar em casa, mas este é apenas um exemplo. Compreenda o conceito e poderá aplicá-lo em outras áreas de sua vida, como em uma negociação de negócios ou em disputas entre rivais em um projeto.

     

    Plante Sementes, Elas Crescem

    Nunca vá direto ao ponto. Você já deve ter aprendido isso com os diversos cursos, livros e apostilas que disponibilizamos no blog. Circunde o tema e plante sementes na mente das pessoas. Sempre insinue, mas superficialmente. Não forneça detalhes, não se aprofunde e não ofereça sua opinião, pois ela não tem valor neste contexto (cabeças formadas não são influenciadas). Permita que a pessoa acredite que chegou à conclusão sozinha. Combinando a técnica de germinação de ideias com o Rapport (que ensinaremos a seguir), você terá o controle da conversa sem que ninguém perceba o motivo.

    Exemplo de Germinação de Ideias:

    Suponha que um conhecido seu, que não gosta de você, está dizendo a todos que vai te agredir. Sabendo que você é mais fraco e provavelmente levará a pior, você precisa criar uma situação que chegue aos ouvidos e olhos dele de maneira estratégica. É como mágica: você chama atenção para uma mão enquanto a outra faz o truque.

    Imagine que esse “cara” sempre está na frente de uma determinada sala na sua faculdade. Você passa em frente a ele com um amigo e solta uma frase suspeita, como: “E ele não levantou, mas se levantasse, também seria o fim dele. O cara achou que ia mexer com alguém do grupo e sair ileso, mas o grupo é unido.”

    A ideia foi implantada, agora falta ser confirmada. Seu amigo, que estava com você, tem contato com um conhecido do agressor. Seu amigo lança a ideia para esse contato: “Cara, deixa eu te contar, um sujeito mexeu com o ‘XXX’ (no caso, você) e ficou falando que ia bater nele. Ele deu o primeiro soco e uns vinte caras bateram nele, quase mataram o rapaz de tanto bater.”

    A história chega aos ouvidos do “cara” que quer te bater. O jogo ainda não acabou. Agora você deve agir como se soubesse da intenção dele e estivesse apenas esperando para retaliar. Sempre que passar por ele, olhe diretamente nos olhos e diga um firme e tranquilo: “Opa.”

    Este é um exemplo de como dominar a arte da persuasão e disseminação de histórias. Elas eventualmente chegam aos ouvidos alheios. Saiba usar a natureza humana para o seu benefício.

    Lembre-se da máxima: “Não conte para seus amigos o que você não quer que seu inimigo saiba.” Mas o contrário também é verdadeiro: conte para os amigos e os inimigos ficarão sabendo. Saiba o que plantar para ter o que colher.

    Rapport

    Conhecido no mundo da engenharia social como "Copia-Copia-Comanda," o rapport envolve copiar a expressão corporal do seu interlocutor. Mas com qual propósito? Já leu as "48 Leis do Poder"? Não? Deveria. Você encontra este livro na seção de livros do blog.

    Se você já leu, sabe que não deve ofuscar o brilho do mestre. Por exemplo, considere sua relação com sua namorada. Ela é quem comanda a relação, mas você deseja que ela faça o que você quer sem perceber que está sendo manipulada.

    Primeiro, faça-a acreditar que você é inofensivo e que não conquista mulheres facilmente (use esta estratégia apenas se você quiser ter aventuras fora do relacionamento; caso contrário, ela perderá o respeito por você e a relação poderá desmoronar. Leia Nessahan Alita na seção Pick Up do blog, no livro "Como Lidar com as Mulheres"). Vamos supor que você deseja que ela saia com as amigas para que você possa ficar em casa sozinho.

    Você deve usar as técnicas na seguinte ordem: Não tentar, Rapport e Germinação de Ideias.

    Sente-se para conversar com ela normalmente e comece a imitar o que ela faz de maneira sutil. Se ela coçar os olhos, conte até dois e coce os seus olhos com a outra mão. Se ela cruzar as pernas, faça o mesmo. Repita as palavras dela de maneira diferente. Por exemplo, se ela diz: “Acho que a gente tem que ficar junto hoje...”, você diz: “Então você acha que vamos ficar juntos novamente esta noite, sem fazer nada além de ficarmos só nós dois?” Ela responde: “Aham”, e você diz: “Ah, entendi...”.

    Continue fazendo o rapport e, após 5 a 15 minutos de conversa, dependendo do feedback dela, quando ela começar a copiar seus movimentos, é o momento exato. Agora você tem o comando, mesmo que ela não perceba. A partir deste ponto, o que você disser parecerá que foi ideia dela.

    Exemplo de Germinação Comandada:

    “Você não acha que suas amigas vão pensar que você as esqueceu? Afinal, vocês nem se veem mais. Uma vez, um amigo meu...” Conte uma história onde alguém que ficou apenas com o namorado acabou se dando mal e perdeu os amigos. Depois, mude de assunto e continue o rapport. Em algum momento, ela estará quase pedindo para sair, e você vai permitir, afinal, você é inofensivo e vai ficar em casa sozinho, assistindo a um filme e arrumando o quarto, porque a ama muito.

    Corpo Dentro, Corpo Fora

    Aproveite situações onde você possa tirar vantagem, apenas inserindo ou retirando-se estrategicamente da história. Por exemplo, se você deseja que a pessoa ‘X’ acredite que você sabe se defender e pode protegê-la, utilize o seguinte método:

    Durante uma conversa, se essa pessoa disser: “Uma vez, eu vi três caras batendo em outro...”, você coloca o corpo dentro da história com algo como: “Acho covardia essa história de três contra um. Eu sou extremamente da paz, mas me irrito facilmente com pessoas folgadas. Não gosto que se metam nas minhas brigas, prefiro me virar sozinho... mas tem um amigo meu...” Mude o foco da conversa logo após se vangloriar. Isso fará parecer que o foco não era você, mas subentende-se que você briga bem e já esteve em algumas brigas.

    Quando você contar uma história sem mencionar o nome do seu amigo, por exemplo: “Um amigo meu ficou com três mulheres em uma noite e brigou com um cara imenso, e ainda ganhou...”, os créditos virão para você. As pessoas assimilarão a história a você. Porém, se você contar uma história onde seu amigo se dá mal, não se esqueça de colocar um nome. Afinal, se você leu algum material da área Pick Up ou as "48 Leis do Poder", sabe que seu status social diz muito sobre você e pode mudar sua vida.

    Saiba inserir e retirar-se das histórias que contam e que lhe são contadas, sempre mudando o foco principal para não parecer esnobe.

    Faça Muitos Favores, Tenha Devedores

    Realize favores para quase todos que você conhece. Não seja o tipo "pau mandado", mas sim o tipo "gente boa". As pessoas ficarão gratas a você e, quando precisar de algo, elas estarão dispostas a ajudar. Domine a arte dos favores e sempre haverá alguém disposto a te ajudar, mesmo que não percebam que estão fazendo isso.

    Exemplo:

    Três caras querem agredir um rapaz que você conheceu há seis dias, e ele é super amigo de uma garota por quem você está interessado. Os três agressores te devem alguns favores e são seus “amigos”. Você os convence de que vai resolver a situação sem briga, prometendo abrir os olhos do rapaz.

    Você se aproxima do rapaz que quase levou uma surra e conta a história, mencionando que o achou legal e não poderia deixar que ele fosse agredido. Explique o que ele fez de errado e enfatize que os três são "barra pesada". Assim, você ganha o respeito (e talvez o medo) do novo amigo.

    Alguns dias depois, converse com ele novamente e peça para ser apresentado à amiga dele. Diga que não tem interesse nela além de uma conversa. Ele dirá isso para ela, deixando-a tranquila e, ao mesmo tempo, confusa por você não estar "na dela". Para saber o que falar com ela, visite nosso blog na Área Pick Up e divirta-se lendo! ;)

     

    Elogie Sem Elogiar

    Saiba cortejar as pessoas sendo educado, alegre e divertido, mas faça isso de forma natural. Forçar essas atitudes pode ser mal interpretado e resultar na sua exclusão do grupo. Alguns métodos simples para cortejar incluem apertos de mão calorosos, sorrisos genuínos, troca de olhares, concordar com a opinião dos outros, conversar de maneira calma e dizer coisas como: “Se precisar, é só chamar.”

    É uma boa ideia ler algum livro sobre expressão corporal, disponível no blog, para entender melhor como agir. Além disso, leia nosso arquivo chamado “Como Causar uma Boa Impressão” para saber como fazer com que gostem de você logo de primeira!

    Adotar essas práticas ajudará a criar uma atmosfera positiva e agradável ao seu redor, fazendo com que as pessoas se sintam valorizadas e confortáveis na sua presença.

     


    Conclusão

    Parabéns, caro leitor, por chegar ao final de mais um super arquivo. Saiba que os conhecimentos que você adquiriu aqui são empíricos e de difícil obtenção por conta própria. Sozinho, seria complicado alcançar esse nível de entendimento!

    Compartilhe este conhecimento e continue sua jornada de aprendizado. Leia mais, amplie seus horizontes!

    Obrigado e até o nosso próximo pacote!





    Postar um comentário

    Anterior Próxima

    نموذج الاتصال